poesias e textos

Sunday, May 28, 2006

DATAS ETERNIZADAS

Sou leitora da Lya Luft e observei que, assim como nós outros, ela também comete o engano de achar que a Páscoa tem uma época rígida, determinada para ser vivida.

Lya inicia o seu texto na Veja desta semana - Uma Páscoa particular -, informando que tem escrito sobre eventos especiais com intencional atraso. Ora, quem disse que refletir sobre a Páscoa hoje esteja fora do calendário? Por que só em momentos específicos nos dignamos a fazer o que deveríamos a cada dia? Por acaso Jesus determinou um dia do ano para que pudéssemos perdoar, pedir perdão, rezar, fazer bons propósitos?

Páscoa significa Mudança, Renovação, Renascimento. Essas metas devem ser constantes na vida de um cristão. Não devemos estabelecer um período para que aprendamos e queiramos ser Gente.

Há uma canção do Padre Zezinho que diz "Que bom seria se o Natal não fosse um dia...". Como é linda a época do natal. A cidade fica cheia de luzes coloridas. As casas são ornamentadas com o Papai Noel, o bom velhinho, cheio de graça e paz. Nessa época nos tornamos mais fraternos, amigos, abrimos o nosso coração. Após a Páscoa nos fechamos e só no Natal nos abrimos novamente. Apenas embalados pela canção do "Bate o Sino Pequenino" percebemos que os necessitados têm fome e frio. Só no Natal perdoamos a quem nos ofendeu. Somente no mês de dezembro abraçamos a todos, trocamos gentilezas. Por quê?????

O pobre permanece necessitado após o natal. Os doentes que visitamos no período natalino continuam a sentir solidão. Os nossos vizinhos, amigos, colegas continuam dignos do nosso carinho, da nossa atenção.

O Menino Jesus continua a pedir que não apaguemos as luzes do nosso coração. Não desarmemos a árvore na qual colhemos frutos de misericórdia. Não esqueçamos a imagem do Papai Noel que nos remete ao Santo - São Nicolau - que distribuiu seus bens com os necessitados. No entanto, o maior temor do Menino-Deus é o de que, como em todos os anos, Ele mais uma vez seja abandonado, ignorado, esquecido para somente no natal seguinte ser lembrado.

Façamos a nossa Páscoa todo dia. Celebremos o Natal sempre.

Para os que lêem as minhas mensagens advirto que não mais seguirei as regras impostas pelos homens de só escrever sobre a Páscoa e o Natal nas épocas que estão em vermelho no calendário. Bem, esse é o propósito mais fácil de cumprir. Há, contudo, um longo caminho a seguir. Sei que preciso crescer um pouco a cada dia. Tenho consciência de que algumas vezes além de não vencer nenhum degrau ainda escorrego e fico mais distante d'Ele. Sei, no entanto, que o importante é ter consciência da minha pequenez e não desanimar nunca. Afinal, Tudo é possível ao que crê.

Iara Mesquita
05/04/05

0 Comments:

Post a Comment

<< Home