poesias e textos

Sunday, January 22, 2006

COMPARTILHANDO O FILME “DANÇA COMIGO”

Quero compartilhar com vocês, colegas, as impressões que tive ao assistir ao filme Dança Comigo? com Susan Saradon, Richard Gere e Geniffer Lopez.

É um filme leve que retrata a rotina de um homem comum.. Não há nada de sobrenatural, irreal. Farei um breve relato desse filme. Nada além do que o expresso na sinopse que acompanha o DVD, pois não quero impedi-los de assistir a esse belo filme.

John Clark (Richard Gere) é um advogado de Chicago que tem uma vida tranqüila e feliz. Sua mulher Beverly (Susan Sarandon) é bonita e alegre, os filhos, exemplares. Porém, ele sente que falta algo para colorir a sua vida. Ao passar de trem todos os dias em frente a uma escola de dança repara que uma moça triste (Jeniffer Lopez) está sempre olhando a rua da janela. Resolve conhecer a tal escola. Aos poucos se apaixona pela dança. Sua vida se transforma. Ele se torna mais alegre, leve, desinibido. Lá, ele descobre que seu chefe, usando disfarces, é um exímio dançarino. O disfarce representa o medo que as pessoas têm de expor a sua felicidade.

Para mim o mais importante dessa história é a quebra de CONCEITOS ou PRECONCEITOS. Ele relutou antes de assumir que queria dançar, que gostava de dançar. Escondeu isso de sua família, de seus colegas. Entretanto, aos poucos a sua nova postura foi denunciando que algo diferente estava acontecendo em sua vida. É emocionante vê-lo dançando no meio da rua. Sem se preocupar com a opinião alheia!!!! que importa a opinião alheia, se ele é feliz, se não está fazendo mal a ninguém? É lindo vê-lo dançar com a sua esposa dentro de uma loja de conveniência, novamente, alheio a tudo que os rodeia. É o seu momento. Ele é FELIZ.

Que bom seria, meus amigos, se vivêssemos mais livres das amarras que nos impuseram. Por que não posso cantar? Por que não devo dançar? Por que não devo dizer o quanto gosto das pessoas? Quando éramos crianças tínhamos a liberdade nata, genuína dos puros. À medida que crescemos vamos aprendendo regras que aparam as nossas asas e nos tornam engessados.

Conheço pessoas, pobres criaturas, que delimitaram tanto as suas vidas que as transformaram em um cárcere. Elas não se permitem sorrir, porque não têm mais idade para isso....não se permitem elogiar alguém.....Isso demonstra fraqueza.....Não admitem cantar ....Isso é coisa de adolescente....Dançar? Nem pensar, o que dirão? Elogiar o/a chefe? Isso é coisa de puxa-saco. Mas o que essas pobres criaturas fizeram de suas vidas?

Ainda há tempo. Já li vários relatos de pessoas que ao se despedirem da vida só lamentam as coisas simples que deixaram de fazer. Ninguém lamenta não ter trabalhado além da conta. Não ter acumulado mais riquezas ou se vingado das pessoas. Não!!! Lamentam, simplesmente, não ter VIVIDO. Temos a nossa CHANCE DE VIVER A VIDA PLENAMENTE. É um convite que faço a todos. A propósito, Richard Gere e Jeniffer Lopez dão um espetáculo à parte de dança – MAGNÍFICO .

Um abraço
Iara Mesquita, cantando, dançando e sorrindo, porque a vida é bela.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home