poesias e textos

Sunday, January 22, 2006

ÉTICA

A revista Veja desta semana abordou um assunto palpitante do nosso dia-a-dia - a ÉTICA, sob o título Por Falar em Pizza (Ponto de vista - Cláudio de Moura Castro).

Estou participando do curso de Formação de Gestores Públicos e, na aula de ontem o assunto foi também ÉTICA. É interessante notar como muitas vezes não nos damos conta dos atropelos que provocamos nessa respeitável dama chamada ÉTICA.

Sabemos o que os "OUTROS" fazem de errado mas não olhamos para a trave em nosso olho que nos impede de enxergar com clareza as nossas próprias falhas. Recomendo a todos que leiam o texto cuidadosamente bem escrito por Cláudio de Moura Castro que nos invade com suas inquietações pertinentes.

Esse pensador da atualidade desnuda a nossa hipocrisia ao lembrar que nós, que nos horrorizamos com os mensalões e mensalinhos, em algum momento também assassinamos a ética. Portanto, não podemos nos arvorar de donos da verdade, juízes, pois, concordando com o texto bíblico "não há um só JUSTO na face da terra".

O articulista, com sua clareza de idéias, vai descortinando um quadro que para muitos soa como algo tão natural que já não há qualquer questionamento acerca do que é certo ou errado.

"Quem recebe atestado médico (falso) está roubando da empresa, e quem o dá é cúmplice do roubo".

"A cola é roubo do conhecimento, para passar sem saber, isto é, enganar o sistema de controle de qualidade da escola. Quem cola está fraudando a meritocracia da escola, em que a nota é a recompensa pelo esforço de estudar e aprender".

"Professor que não dá aula na hora em que deveria está roubando tempo do Estado e do aluno, pois tempo é o que compra o seu salário".

"Mas não se fala em roubo quando a madame ou o seu marido deixam de pagar os impostos devidos, subornam o guarda para não pagar multa, fazem contrabando ou subfaturam compras. É como se roubar do Estado não fosse crime".

Quando tratamos a coisa pública como algo sem dono, quando não economizamos o material de escritório, quando cooperamos para o desperdício, utilizamos o carro oficial para interesse particular, atendemos mal o cliente, comprometemos a nossa jornada de trabalho com assuntos pessoais, estamos de alguma maneira nos apropriando de um bem que não é nosso, estamos fabricando algo parecido com o mensalinho.

Reflitamos sobre a Ética em nossas vidas e nas Organizações.

Iara Mesquita

0 Comments:

Post a Comment

<< Home